Qual a diferença entre Placa de vídeo Dedicada e Compartilhada pra Notebook ?

qual a diferença desempenho placa de video integrada, compartilhada, onboard, intel, dedicada, offboard nvidia
Tudo no seu notebook gira em torno da placa mãe, desde as musicas que você ouve, ao arquivo que você copia, o vídeo que você assiste, o jogo que você joga, só que para apresentar a tela é necessário uma placa de vídeo, que pode ser integrada na placa mãe ou instalada de forma dedicada, neste post vamos esclarecer as diferenças e porquê a dedicada é melhor para jogos:











A PLACA DE VÍDEO COMPARTILHADA
A placa de vídeo compartilhada é o que o próprio nome ja diz ela é tudo em um no sistema, além de ser integrada a placa mãe para representar redução de custo de fabricação, ela transforma memória ram em memória de vídeo e também toma certo desempenho do processador,  e isto é claro representa um certo rombo no desempenho geral do sistema, resultando em perda de desempenho, ela é mais recomendada para usos mais leves e para pessoas que tem baixo poder aquisitivo ja que se encontram em modelos mais baratos, se bem que recentemente a Intel tem feito placas de vídeo integradas com bom potencial e que consegue rodar muitos jogos atuais em configurações gráficas baixas, mesmo assim ela não é a mais recomendada para jogos e nem para quem deseja assistir filmes e séries em HD.

Exemplos de modelos destas placas integradas:
  • Intel Hd graphics 2000
  • Intel Hd graphics 3000
  • Intel Hd graphics 4000
  • Intel Hd graphics 4400
  • Intel Hd graphics 4600
  • Intel Hd graphics Iris 5500
  • Intel Graphics HD 520
  • Intel Hd graphics Iris 6100


A PLACA DE VÍDEO DEDICADA:
Esta placa é a mais potente, estas placas possuem memória e processamento própria sem ser preciso pegar do sistema, deixando o sistema livre melhorando o desempenho geral do pc, esta placa também tem desempenho muitas vezes maior que o desempenho de placas de videos compartilhadas, recentemente a Nvidia tem lançado placas de vídeo dedicadas da série Geforce Gt 900m que trazem excelente desempenho, estas placas costumam estar em modelos de notebooks mais caros, porém são especialmente feitas para amantes de jogos pesados, assistir videos em HD, projetar em programas 3D, este modelo é sempre o mais recomendado nos notebooks deste blog por ser muito melhor para jogos.

Exemplos de modelos de placas de vídeo dedicadas:
  • Nvidia Geforce 710m
  • Nvidia Geforce 830m
  • Nvidia Geforce 840m
  • Nvidia Geforce 920m
  • Nvidia Geforce 940m

VEJA UM GRÁFICO COMPARANDO DESEMPENHO ENTRE ELAS:

qual a diferença desempenho placa de video integrada, compartilhada, onboard, intel, dedicada, offboard nvidia
DIFERENÇA DRÁSTICA ENTRE DESEMPENHO DE PLACAS DE VÍDEO COMPARTILHADAS E DEDICADAS


CONCLUSÃO: Ja havia dito que placas de vídeo dedicadas são melhores em outras postagens do blog, que agora fique claro o quão drasticamente maior é a potencia de uma placa de vídeo dedicada sobre o de uma integrada, mesmo que custe mais barato, com certeza vale a pena guardar mais dinheiro pra comprar um notebook com memória de vídeo off-board pois elas valem cada centavo pelo desempenho, as placas de video compartilhadas servem bem somente para jogos leves, ja as placas de video dedicadas conseguem encarar melhor jogos pesados.


- VEJA TAMBÉM: PROGRAMA PARA ACELERAR INTEL HD GRAPHICS








21 comentários:

  1. Eu tenho um notbook com as seguintes especificações:
    Processador intel core i5
    4GB de Memorial Ram
    Placa de video integrada intel hd grafics 5500

    Estou tendo problemas para jogar Naruto storm 4 (o jogo fecha sozinho), eu gostaria de saber se tem como eu rodar este jogo em meu notbook, seria necessario colocar mais memoria ram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema esta no seu jogo, esta placa roda este jogo sem problemas mesmo com 4gb de ram, tente re-instala-lo ou instalar updates

      Excluir
    2. Obrigado, eu tenho mais uma duvida, eu consigo rodar black desert?
      Desde já agradeço.

      Excluir
  2. tenho um laptop com
    processador i5 3210m 2.5ghz
    hd graphics 4000
    8gb ram
    windows 8 single language

    algum sabe me dizer ser roda mirrors edge catalyst?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara roda mas é no super low, a 15-20 fps, eu n recomendaria

      Excluir
  3. Bom video, ei gostaria de saber se minha placa de video q é bem antiga a (geforce 8400gs), e melhor ou pior q a minha compartilhada (i32120,8gb RAM 665.1 MHz) Grato dez de já !

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando em comprar notebook ele é da asus 1TB 8GB de ram placa de video intel graphics 4000
    Ele roda crossfire de boa??
    Quero pra jogar dois jogos cf e entrando chase

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, quero comprar um notebook e estou em dúvida se o the sims 4 e o 3 roda na placa de vídeo integrada, o notebook que quero contém a 5500. Teria que diminuir a qualidade ou algo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, naõ precisa se preocupar, a HD5500 roda tanto o 3 e o 4 sem problemas no médio

      Excluir
  6. a minha intel hd graphics 2000 tem memória de video dedicadade 512 mb '-'

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, tenho um notebook Acer aspire e15 e571-376t com processador i3 5005u de 2.0Ghz, placa de vídeo HD Graphics 5500 e 4Gb de ram, pelo que entendi na mateira a minha placa de vídeo come a minha memoria ram (2Gb no caso) então logo eu ficaria com 2gb sobrando pra executar jogos certo? você acha que vale apena colocar mais 4gb de memoria ram? pra ele ficar com 6gb quando eu executar jogos? e você acha que eu conseguiria rodar que jogos com esse note?
    Des de já agradeço, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha compensa sim !, voce vai ganhar cerca de 10-15 fps em jogos, conseguirá rodar alguns jogos medianos, faça o seguinte suba o post e veja o menu ´´Placas de video´´ e você vera uma lista de placas, la estara a HD5500 e a lista de jogos que ela roda

      Excluir
  8. tem como colocar placa de vidio dedicada em um notebook placa de integrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, somente placa de video externa, procedimento conhecido como E-gpu.

      Excluir
  9. OI,o meu notebook tem I5-6200U/8gb de ram/1tb/Intel HD Graphics 520
    consegue rodar os jogos da novo geração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, ja fiz um post sobre esta placa, suba o blog e acesse o menu ´´Placas de video´´ para ver os jogos que ela roda

      Excluir
    2. Eu vi esse post...mas eu achei estranho pois um amg tem um notebook similar so muda a placa e ele consegue rodar Rocket League no Ultra..
      O que vc tem a dizer sobre essas configs?

      Excluir
    3. roda muitos jogos, eu tenho a mesma config, rodo Gta V, Osiris new Dawn, Bf4 entre outros jogos médios, agora jogos pesadões e mal otimizados esquece.

      Excluir

----------------COMENTE !!! RESPONDO NO MESMO DIA !!!--------------

- Faça Perguntas
- Reporte Erros
- Dê Sugestões
- Seja Educado
- Não respondo sobre PC´s ou Notebooks não indicados pelo blog.
- Leia os artigos, não vou responder questões que ja estão esclarecidas nos artigos