Como Aumentar o Desempenho de Placas de Video Intel Hd Graphics

como aumentar desempenho placa de video compartilhada intel hd graphics
As placas de vídeo compartilhadas e integradas (on-board) da intel HD graphics são muito populares entre os notebooks por estarem presentes em modelos baratos, acontece que como ja é sermão aqui no blog que não recomendo notebooks com estas placas para jogos, entretanto nem todos tem dinheiro para comprar modelos mais caros, então estarei deixando estas dicas de como aumentar o desempenho de placas de video intel hd graphics para ajudar estes jogadores.







Existem algumas formas de fazer upgrades no notebook que podem ajudar muito a aumentar o desempenho destas placas de video, assim como alguns ajustes também vão ajudar, estas dicas valem para os modelos mais comuns:

Intel HD graphics 3000
Intel HD graphics 4000
Intel HD graphics 4400
Intel HD graphics 4600
Intel HD graphics Iris 5500


1 - Windows 7 ou Windows 10 é 8 ou 80 !!!
O windows 10 estará trazendo diversas atualizações de desempenho para os gamers, uma delas é o Direct x 12 que trará 20% de desempenho a mais para placas de vídeo Intel HD Graphics 4400/4600 e 5500, estes são os modelos que receberão o Direct X 12 e estas melhorias, só que infelizmente modelos abaixo destes, como HD 4000, HD3000 e HD2000 não terá suporte ao Direct X 12, sendo assim o windows 10 representará melhora no desempenho para quem possuir HD4400 adiante, caso você possua modelos que não serão contemplados com o Direct X12 recomendo que volte para o windows 7 pois ele libera 64mb de memória de video dedicada, ao contrário do Windows 8 que só libera 32mb.

atualização direct x 12 windows 10





2 - CONFIGURE AS OPÇÕES GRÁFICAS !
Clique com botão direito do mouse sobre um espaço vazio de sua área de trabalho e escolha Propriedades Gráficas, irá abrir uma janela de opções e ajustes gráficos, como esta imagem abaixo, acesse o menu 3D e Energia e marque Máximo Desempenho !!








3 - ESTA É A PRINCIPAL DICA: ADICIONE MAIS MEMÓRIA RAM
Estas placas de vídeo chupam parte da memória ram do sistema e a transforma em memória de vídeo, o que compromete muito o desempenho em notebooks com pouca memória ram (tipo 4Gb) ainda tendo que dividir memória pro sistema sobrando uma quantidade muito baixa para games, então minha dica é procurar saber o modelo do seu notebook no site do fabricante e saber se ele é expansível a mais memória ram, se for, leve ao técnico e mande colocar no mínimo 8gb de ram, a quantidade de jogos que a placa rodará aumentará muito pois terá mais memória de vídeo e memória ram para o jogo e sistema de sobra, passando de 4gb para 8gb por exemplo o ganho é de 10-15 fps em média em jogos.






4 - USE O PROGRAMA GAMEGAIN - TWEAK QUE OTIMIZA O DIRECT X
As placas dedicadas Amd e Nvidia possuem seus programas para fazer overclocks e  otimizações, a Intel também tem um programa chamado Intel Extreme Utilies que faz overclocks em placas de video Intel HD Graphics, mas este programa só libera o overclock para PC´s de mesa, notebooks são bloqueados pelo programa impossibilitando qualquer ganho de desempenho, minha dica então fica sendo o programa Game Gain, este programa faz ajustes nas configurações e no Direct X aumentando o desempenho e possibilitando rodar muito mais jogos, é um pequeno Tweak de desempenho para melhorar sua Intel hd graphics.



Infelizmente as versões piratas do programa que encontrei só otimizam até o Windows 8 e não aceitam as atualizações constantes, sendo assim preferi comprar o original mesmo, é baratinho, vem completo, otimiza Windows 10 e vem com direito a atualizações que melhoram o programa cada vez mais.








5 - ATUALIZE OS DRIVERS ESPECÍFICOS DA SUA PLACA INTEL
Esta atualização deve ser manual, os programas que atualizam drivers infelizmente não atualizam os drivers de vídeo nos mínimos detalhes, então é preciso fazer o serviço manualmente,  uma atualização apenas ja pode significar muito ganho de desempenho uma vez que a cada nova atualização mais otimizações são implementadas, faça o seguinte:

1 - Acesse manualmente o Site da intel
2 - Baixe o utilitário de Atualização do driver
3 - Instale o programa
4 - Execute ele e faça um Scan
5 - Se for encontrado drivers atualizados basta fazer o download e atualizar







6 - OTIMIZE O SISTEMA E O JOGO COM RAZER CORTEX
Neste ultimo passo fica a ultima dica para espremer o máximo de FPS em seus jogos com a intel HD Graphics, reduza todos os efeitos inúteis, desative processos que insistem em arrastar o sistema, faça uma limpeza completa e utilize o Razer Cortex para fechar todo  o sistema dedicando todo o desempenho possível apenas para o jogo, são medidas drásticas para uma situação drástica, não há muita escolha para uma placa de video ruim, eu iria citar para aumentar a memória dedicada da placa pela bios mas são raros os notebooks que tem esta opção.








7 - USE O PLANO DE ENERGIA DE ALTO DESEMPENHO
Os notebooks só tem máximo desempenho quando estão conectados na tomada e configurados com plano de energia de alto desempenho, feito isto o sistema de energia irá drenar o desempenho da bateria exclusivamente para os jogos ou tarefas pesadas, para usar o plano siga os passos:

1 - Clique com o botão direito do mouse sobre o icone da bateria
2 - Escolha Opções de energia ou Power Options
3 - Escolha o Plano de Alto Desempenho








8 - USE SWIFT SHADER
O swift shader é um simulador de placa de video virtual, este é um software renderizador composto de duas Dll´s do direct X modificadas para trazer um maior aproveitamento do seu processador e placa de vídeo para rodar jogos que exigem hardware mais potente ou emular configurações gráficas em casos de notebooks com placas de video on board, tudo que você precisa fazer é baixar as duas dll´s clicando aqui e copiar e cola-las dentro da pasta do seu jogo, para isto basta clicar com botão direito do mouse sobre o incone do seu jogo e escolher ´´Abrir Local do arquivo´´ desde então dentro desta pasta você cola as duas Dll´s do swift shader, o desenvolvedor promete até 50 vezes mais desempenho do que o direct x, porém o ganho de desempenho varia de jogo para jogo.


9 - USE O HIALGO BOOST
Hialgo boost é um programa que promete tornar jogos injogáveis em jogos jogáveis, o programa intercepta os dados do jogo enviados a placa de vídeo fazendo modificações para otimizar a taxa de quadros, o programa só funciona para jogos que usam o DirectX 9, jogos de lançamento não vai trazer ganhos pois os novos jogos estão vindo com Direct X10 ou 12, também não recomendo que você use em jogos online pois o antihack pode confundir o programa com ameaça e banir sua conta, utilize somente em jogos versão single-player.







9 - COMPENSA COMPRAR EGPU ?
A meu ver não compensa ! pra quem não sabe, Egpu é uma placa de video externa para notebook, só que os pontos negativos são muitos, é preciso importar o produto, ja entra a questão da alfândega e dos impostos sobre produtos importados, sem falar que necessita comprar cabos e conectores o que complica pra quem é leigo no assunto correndo risco de comprar peças incompatíveis, o aparato é uma completa gambiarra por enquanto, vamos esperar para ver se profissionalizam mais o produto e se facilitam mais o processo de adquirir uma Egpu, até la o melhor é comprar um notebook com placa dedicada mesmo.










34 comentários:

  1. No meu não aparece a opção grafica (no windows 7 aparecia atualizei pro 10 não aparece mais)Como resolvo?Pls eu coloquei em desempenho agora os jogos estão embaçados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que pode ter ocorrido, tente restaurar o sistema para as configurações de fábrica

      Excluir
    2. Bem, talvez o seu PC ou Notbook não aguenta a nova geração do Sistema Windows 10 ou Windows 10 Home Single Language, tbm dependendo da sua Placa de Video, faça um backup dos jogos e formate o seu PC ou Notbook, ele irá voltar normalmente, mas, terá que ser o Windows 7 novamente.

      Excluir
    3. seu pc pc esta com driver dé video da microsoft
      baixe o iobit driver boster e instale o driver da sua placa
      isso ja aconteceu comigo resolveu

      Excluir
  2. Olá. Eu quero fazer overclock na minha placa de vídeo INTEL HD 4000, porém quando baixo o programa que mostra em todos os vídeos da internet não aparece para mim a opção "graphics", apenas core. Seria pq está bloqueada? como faço para desbloquear ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo ja tive note com esta placa, se for o programa Intel Extreme Utilies nao da, as opções de overclock so aparecem para HD4000 de PC´s e não de notes, bem este foi o unico programa que tentei e não obtive resultados

      Excluir
  3. meu note tem um i5 4210u com turbo integrado que vai ate 2.7ghz, intel graphics 4400, 6gb de ram e ssd, se eu colocar win 10 e fazer estas recomendações é possivel rodar overwatch?

    ResponderExcluir
  4. Oi eu tenho um notebook Samsung x21 e a memória dedicada dele é de 128mb e queria aumentar , só que eu já olhei no YouTube e nao encontrei da minha versão da BIOS vc sabe se tem como aumentar pela bios ou algum programa... o meu é um Windows 10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clica em meu nome e voce vai ver uma forma facil, mas nao testei e nao sei se vai dar certo

      Excluir
  5. Ola tenho um notebook positivo unique s1990 com um processador intel Celeron 1.5ghz, uma AMD 6990 e 6 GB de RAM se eu fizer isso ele rodará gta v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei lhe informar pois não tenho conhecimento e experiência com amd.

      Excluir
  6. Eu tenho um pc core i3 530, gostaria de saber quanto tem de placa de video ou memória dedicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai em pesquisar no windows, digita Dxdiag, na janela que surge escolha a aba Exibir e veja os dados

      Excluir
  7. Boa tarde brother tenho um dell vostro i3 4g RAM intel HD 4000, qual dessas recomendações seriam boas para meu note rodar gta4?

    ResponderExcluir
  8. Meu computador mostra apenas "Intel HD Graphics", mas não fala qual versão. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia amigo, tenho um Positivo STILO XRi2950, poderia me falar se ele é expansível por favor?

    ResponderExcluir
  10. Tenho um positivo sim com 2 gb coloquei 4 gb ele nao liga e testei 5 memorias ja e nada

    ResponderExcluir
  11. boa tarde tenho um notebook i5 5500 memoria de 6gb quero jogar dead rising mas ta lagado, tem como vc me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certifique que o modo de energia esta configurado para desempenho maximo e nao equilibrado ou economia, certifique que as propriedades de video estão configuradas para desempenho e nao qualidade, use um programa para parar processos em segundo plano como razer game booster, se nada disso adiantar, tente instalar uma versao do driver de video mais atualizada ou anterior, pelo que vi aqui o jogo roda muito bem nessa placa, clica no meu nome pra vc ver

      Excluir
    2. vou tentar aq, mas tem algum meio de contato com vc para me orientar melhor como faz as coisas?

      Excluir
    3. infelizmente nao amigo, faça o seguinte, de uma olhada no menu na lateral direita >>>>>>>>>>>>>>>>>>>
      ´´Note esta com baixo desempenho (SLÇ)´´
      escolha esta opçao e veja o guia ilustrado que voce conseguira

      Excluir
    4. Atualizei meu drive mas mesmo assim nao adianto o que eu faço, me ajude por favor.

      Excluir
    5. Tente usar o Razer Game Booster.

      Excluir
  12. Respostas
    1. olha amigo tem algo errado com seu aparelho, tem videos no youtube de outros usuarios com a mesma configuração rodando o jogo, deve ter algum problema ai avacalhando seu note.

      Excluir
    2. se voce ja tentou tudo que recomendei no blog e nao deu certo, minha recomendação final é restaurar o aparelho para as configurações de fábrica.

      Excluir
  13. Olá, muito legais suas dicas. Tenho um ASUS K45A i5, 3210m 2.50 GHz, 6gb ram, HD 4000.

    Quero saber se vale a pena eu passar de 6gb para 8gn ram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai haver pouco ganho.
      essa placa ja esta muito ultrapassada

      Excluir
    2. Ok. Mesmo assim, brigado por responder.

      Outra dúvida: e quanto a configuração i3, 2.00 GHz 4gb ram, hd 5500. Vale passar para 8gb?

      Excluir
    3. ola, ai sim vale a pena, pois ela ja aceira Direct X12.

      Excluir

----------------COMENTE !!! RESPONDO NO MESMO DIA !!!--------------

- Faça Perguntas
- Reporte Erros
- Dê Sugestões
- Seja Educado
- Não respondo sobre PC´s ou Notebooks não indicados pelo blog.
- Leia os artigos, não vou responder questões que ja estão esclarecidas nos artigos