Quais Detalhes Considerar ao Comprar um Notebook para Jogos

quais detalhes são importantes na hora de comprar um notebook para jogos
A medida que tenho tido experiência com diversos modelos de notebooks venho descobrindo cada vez mais os detalhes importantes que podem fazer a diferença para quem deseja usar um notebook para jogos, recentemente com a aquisição de um novo notebook descobri alguns detalhes novos que nunca tinha experimentado e venho alertá-lo para que você sempre verifique quando for adquirir o seu notebook para que assim faça um bom negócio.







PLACAS DE VIDEO DEDICADA OU COMPARTILHADA ?
Este é o detalhe mais importante quando se fala em escolher um notebook para jogos, em resumo classifico as mais comuns da seguinte forma, placas intel HD graphics compartilhadas 2000, 3000, 4000, 4400 e 4600 ja estão muito ultrapassadas, nem sequer recomendo-as mais, a mais básica aceitável é a intel HD5500 notebooks com esta placa só estão em conta até 2000 reais no máximo, como medianas temos as placas dedicadas ultrapassadas porém pelo fato de serem dedicadas ainda rodam bem jogos medianos, exemplos: Nvidia 710m, 820m, 920m, e AMD R5 M230 e R5 M265, mas estas placas só estão em conta se estiverem em modelos até 2500 reais, por fim temos as placas de video avançadas, que ainda rodam qualquer jogo atual, estas são: Nvidia 840m, 830m, 930m, e 940m, porém elas só estão em conta se estiverem em modelos de 3 a 4 mil reais, acima deste preço somente placas de video gamers compensam, as famosas GTX.

A GERAÇÃO DO PROCESSADOR:
A geração dos processadores indicam quais deles são mais atualizados e quais ja estão ultrapassados, atualmente os processadores mais atuais são os da sexta geração (ex: i5 6200U, i7 6500U), isto significa que eles possuem melhorias e um pouco mais de desempenho em comparação com processadores da quarta e quinta geração (i5 4200U, i7 4510U, i5 5200U, i7 5500U)  por exemplo, porém que fique claro que para jogos isto é apenas um detalhe pois a diferença de desempenho é mínima, em comparação com outros notebooks a placa de video é o fator decisivo.

testes usb 3.0 vs usb 2.0


ENTRADAS USB 3.0:
Se você pretende armazenar jogos em um HD externo, ou filmes, músicas, imagens ou outros arquivos que pode vir a acumular e a ocupar um grande espaço de memória, este detalhe fará toda a diferença, entradas usb 3.0 são novidades que prometem trazer ganho de velocidade na transferência de arquivos em até 10 vezes mais que as entradas 2.0 comuns, você não precisará mais esperar horas para transferir arquivos do HD externo pro notebook e vice versa.


sistema de refrigeração de um notebook saida de ar lateral


SAÍDAS DE AR LATERAL:
Quando usei um notebook ultrafino, a saída de ar dele ficava na parte frontal do aparelho, logo abaixo da dobra da tela, esse sistema de refrigeração era péssimo, meu notebook chegava até 90 graus durante jogos, agora que estou com um novo aparelho, mais potente e com saída de ar lateral percebi que é um sistema de refrigeração muito melhor ! meu novo note fica na faixa dos 70 graus durante jogos, o que não danifica o aparelho e nem reduz a taxa de FPS, sem falar que a saída de ar lateral também é compatível com um Cooler Exaustor, o que ajuda ainda mais nesta questão ! (obs: os notebooks Asus são exceção, eles possuem um excelente resfriamento interno)



instalando ssd no drive de cd-dvd de um notebook


DRIVER ÓPTICO DE CD-DVD:
Para jogos este aparato pode lhe servir caso você deseje comprar jogos em mídia física, porém como estamos na era da mídia digital onde tudo pode ser baixado e transferido por pen drive e hd´s externos, a mídia física (Cd´s) esta cada vez mais obsoleta, no entanto eu recomendaria que você escolhe-se um note com drive de CD-DvD, não para usar mídias físicas mas para futuramente trocá-lo por um Caddy + SSD, que é o melhor upgrade que se pode fazer em notebook.


entrada hdmi de um notebook


SAÍDA HDMI:
Caso você deseje jogar com uma tela muito maior que a do seu notebook como a de uma TV por exemplo, este detalhe poderá lhe ajudar, a saída HMDI proporciona que você conecte seu notebook a uma TV e tudo que é transmitido nele também será transmitido nela, pode ser interessante caso você queira uma melhor experiência em jogos.



teclado retroiluminado de um notebook


TECLADO RETROILUMINADO:
Este detalhe pode lhe ser muito útil se você deseja jogar a noite em um ambiente pouco iluminado, trata-se de teclas que possuem uma iluminação por baixo, facilitando muito na hora de teclar os comandos mesmo em ambientes escuros.


tel fosca anti reflexiva e tela brilhante notebook


TELA FOSCA OU BRILHANTE:
Existem notebooks com ambos os tipos de tela, os notes que possuem tela fosca possuem cores mais fiéis e são anti-reflexivas ! isto quer dizer que você poderá jogar com as cortinas abertas ou em local aberto sem se preocupar com reflexos, ja os notebooks com telas brilhantes (também conhecidas como bright, true life ou glossy) estão na maioria dos notebooks atuais, possuem cores mais vibrantes e são mais fáceis de limpar.

diferença entre hd e full hd


TELA HD OU FULL HD ?:
A tela HD ja é o suficiente para jogos, a qualidade é suficiente para jogos sem exigir muito da placa de video, ja a tela Full HD aumenta a qualidade da imagem um pouco mais que o HD, porém esta funcionalidade só vai ser útil para quem usa o note para trabalhar como fotógrafo, designer ou projetista 3D, para jogos HD ja é mais do que suficiente.




ARMAZENAMENTO HD OU SSD:
Muitos notebooks vem com o clássico HD, trata-se de uma memória de armazenamento maior, mais barata porém lenta para jogos, muitas vezes instalar seus jogos em um HD pode causar delays de renderização e quedas de FPS, por isto para jogos é melhor instala-los em SSD, esquenta menos, economiza bateria e é extremamente mais rápido deixando a jogabilidade muito mais fluída e estável.

ENTRADA PARA MICROFONE:
Se você possui um canal no youtube e pretende gravar videos ou deseja conversar com outros gamers enquanto joga, certifique-se de que o modelo que pretende comprar possui entrada de microfone, pode parecer estranho mas alguns modelos não possuem ! porém este detalhe pode ser superado através de uma placa de som USB.

MEMÓRIA RAM EXPANSÍVEL:
Se o notebook que você deseja comprar ja possuí 8gb de memória ram, então esse detalhe não será importante para você uma vez que esta quantidade ja é suficiente para jogos atuais, porém se você irá comprar um notebook com 4gb ou 6gb de memória ram, é bom se certificar de que ele aceita expansão, se ele possuir uma placa de video boa com certeza valerá a pena adicionar mais memória ram posteriormente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

----------------COMENTE !!! RESPONDO NO MESMO DIA !!!--------------

- Faça Perguntas
- Reporte Erros
- Dê Sugestões
- Seja Educado
- Não respondo sobre PC´s ou Notebooks não indicados pelo blog.
- Leia os artigos, não vou responder questões que ja estão esclarecidas nos artigos