Vantagens e Desvantagens de Fazer E-GPU no Notebook.

vale a pena, compensa, funciona fazer e gpu placa de video externa em notebook
Uma febre que vem se espalhando por alguns canais do youtube são os tutoriais e testes de um procedimento chamado E-gpu, que no caso se resume em transformar um notebook comum em um notebook gamer, adaptando uma placa de video de PC Gamer (aliada a alguns acessórios) na entrada Mini PCie presente em todos os notebooks atuais, realmente há diversos videos onde youtubers exemplificam e provam que é possível mesmo tal façanha, no entanto quais são os pontos negativos e positivos deste procedimento ? vamos analisar para esclarecer alguns pontos.


PONTOS NEGATIVOS:

EXIGE CONHECIMENTO TÉCNICO INACESSÍVEL A LEIGOS:
A entrada utilizada para conectar a placa de video e o adaptador ao notebook é a Mini PCie, esta conexão fica na parte interna do aparelho, ou seja é preciso remover a carcaça do notebook, o que complica pois os aparelhos modernos estão vindo com toda parte inferior fechada, sendo necessário um certo conhecimento técnico para abrir o aparelho sem danificá-lo, conectar o cabo, fazer  configurações adicionais na parte de software e lidar com possíveis complicações em alguns casos, o que complica ainda mais para leigos.

é preciso abrir o notebook para acessar a entrada mini PCIE Express


É CARO, E PRECISA IMPORTAR PRODUTO
A peça chave do procedimento é o adaptador Exp Gdc Beast, ele é quem será o intermediário entre a placa de vídeo externa e a conexão Mini PCie, acontece que este adaptador só é vendido no exterior, em sites chineses principalmente, ai ja entra a questão do produto ser vendido em dólares o que encarece bem, a demora da entrega entre china - brasil e a taxa abusiva da alfandega que salga ainda mais o preço final da peça, tudo isso sem mencionar o preço da placa de video de Pc juntamente com o preço da fonte necessária para alimentá-la.

peças necessárias para montar um e-gpu


LIMITAÇÃO DE RECURSOS E DESEMPENHO
A entrada Mini PCie não estará vazia quando você abrir o notebook, ela estará sendo usada pela conexão Wi-Fi e Bluetooth, ou seja você perderá estas conexões caso use a E-Gpu em seu lugar, outra limitação é que esta conexão é bem limitada em questão de desempenho, ou seja você só terá um desempenho estável e viável se usar placas de vídeo mais intermediárias, como Gtx 750 Ti e Gtx 950, se você tentar usar placas de maior poder como Gtx 970 ou Gtx 980 a limitação da entrada junto a limitação do processador causarão gargalos inviáveis no desempenho.


perda de desempenho, gargalo, limitação de performance egpu



TIRA A PRINCIPAL VANTAGEM DO NOTEBOOK: MOBILIDADE
A principal vantagem dos notebooks é justamente a mobilidade, você poder transportá-lo para outros cômodos da casa, para universidade, trabalho, casa de parentes, amigos etc... ao usar o procedimento esta mobilidade será perdida, visto que você precisará abrir o notebook e fazer todas as conexões entre placa de vídeo, adaptador, fonte etc... toda vez que for usa-la, isto é trabalhoso e não é viável em relação a mobilidade.



PONTOS POSITIVOS:

AUMENTA A PERFORMANCE GRÁFICA DE UM NOTEBOOK COMUM
Em diversos testes e benchmarks presentes nos tutoriais de youtubers realmente é possível notar que o ganho de desempenho é real, com estas placas é possível fazer um notebook fraco executar até mesmo jogos exigentes com desempenho muito superior a configuração original do aparelho, de fato em alguns casos funciona e há ganho real de desempenho gráfico.


e gpu - placa de video externa notebook


CONCLUSÃO:
Em minha opinião pessoal cheguei a conclusão de que a gambiarra é inviável pois é trabalhosa, cara, arriscada, limitada e inacessível ao público leigo comum, sendo acessível para poucos, portanto optei por não fazer o procedimento e não aprofundar sobre o tema no blog, no entanto caso você decida querer experimentar, recomendo que participe do grupo Egpu Exp Cdc Beast no facebook onde você poderá tirar suas dúvidas com outros usuários que fizeram o procedimento egpu.




7 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Só falta colocar benchmarks p/ cada notebook.

    ResponderExcluir
  2. Acer 75ME vem uma GTX 940M com 4 GB de memória
    Asus X555UB-BRA-XX274T vem com uma GTX 940M com 2 GB
    Como saber qual placa é a melhor implementação do chip 940M?
    Será que esses 2 GB a mais de memória do Acer vem ao custo de menos CUDA cores ou clock menor de core/memória?)



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, nao amigo, as duas terá o mesmo desempenho e a mesma taxa de fps em jogos, mais memória não altera o desempenho da placa.

      Excluir
  3. desculpe amigo,mais vc esquece de mencionar que algumas egpus tem entrada de card express que o meu noot aceita,mesmo se fosse pelo mini express do wifi vai de cada noot,no caso do meu dell e6330 vem com 3 entradas mini pcis,sendo possivel colocar a egpu usando o placa wifi!
    Minhas configurçoes,
    I7 3520M 2.90gb
    8 gb memoria
    Intel Grafic 4000
    Pra quem quer ter uma dessas E bom ter um noot Razoável com algumas diferencias como o meu com 3 mini pcis e entrada de express card onde optei em comprar!
    E sim e um investimento caro!Uns 1000 reais com o adaptador fonte boa e uma placa de video,mais acredito q em comparaçao de um Pc pra jogos e bem menor esse investimento

    ResponderExcluir
  4. Onde consigo o programa DIY eGPU para desativar a gpu dedicada do note?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara infelizmente nao sei informar, da uma olhada nos grupos de E-gpu, o pessoal que participa desses grupos ja deve ter ele e pode lhe repassar.

      Excluir

----------------COMENTE !!! RESPONDO NO MESMO DIA !!!--------------

- Faça Perguntas
- Reporte Erros
- Dê Sugestões
- Seja Educado
- Não respondo sobre PC´s ou Notebooks não indicados pelo blog.
- Leia os artigos, não vou responder questões que ja estão esclarecidas nos artigos