As Maiores Burradas a Evitar ao Comprar um Notebook Para Jogos

Desde que comecei a escrever no blog instruindo as pessoas a fazer a melhor escolha em relação a um notebook voltado para jogos, vi muita gente fazendo burrada comprando modelos errados, seja pela falta de instrução ou por ter seguindo instruções de outros canais de mídia que querem apenas vender a qualquer custo, existem diversas armadilhas nestes sites de compras, é preciso estar atento aos mínimos detalhes pois notebook como sabemos é um produto caro, não da pra desperdiçar dinheiro por bobeira, então vamos la:






BURRADA SIMPLES: COMPRAR NOTEBOOK ULTRAPASSADO
Todos os anos há novos lançamentos de processadores assim como de placas de vídeo, por exemplo, em meados de 2010  foi lançado notebook com processadores da quarta geração, 4100U 4200U e 4500U aliados a placas de video HD4000, 4400, 4600, depois vieram os processadores da quinta geração 5100U, 5200U e 5500U aliados a placa HD5500, em seguida vieram processadores da sexta: 6100U, 6200U e 6500U aliados a placa de vídeo HD 520 e mais recentemente os da sétima 7100U, 7200U e 7500U aliados a placa de vídeo HD620, da mesma forma com as placas de vídeo, primeiro vieram as 720m depois as 820m  em seguida 920m e mais recentemente 920MX, ou 740M/840M/940M e recentemente 940MX, cada nova geração vem trazendo vantagens de desempenho em relação a geração passada, de forma que é preciso ter muito cuidado ja que notebooks antigos ainda estão sendo vendidos e muitas vezes no mesmo preço que notebooks atuais, seria o mesmo que comprar um veículo de 7 anos atrás ao mesmo preço de um veículo do ano.









BURRADA LEVE: COMPRAR NOTEBOOK FOCANDO EM PROCESSADOR 
Muitos usuários escolhem um notebook para jogos focando no processador, ja fiz um post no blog onde deixo claro que as diferenças entre os processadores de notebooks cujos quais terminam com a letra U são pequenas, pois estes são processadores mais focados em economia do que em desempenho, portanto um notebook com placa de video boa mas com processador inferior tem melhor desempenho em jogos do que um notebook com processador top mas com placa de vídeo ruim, sem falar que muitos notebooks atuais até permitem a troca do processador mas não a troca da placa de vídeo, por isto o foco deve ser em primeiro lugar a placa de vídeo.






BURRADA MÉDIA: COMPRAR NOTE COM PLACA ONBOARD A PREÇO CARO
Notebooks com placa compartilhada intel HD graphics são básicos e servem pra jogar jogos leves e alguns títulos médios, é aceitável em notebooks baratos, porém em preços mais elevados como 2,500 a 3000 é onde começam a aparecer ofertas de notebooks com placa de vídeo dedicada que roda uma variedade de jogos muito maior do que um notebook com placa on-board, sendo capazes de executar até mesmo jogos pesados e atuais, é preciso tomar cuidado pois há ofertas de todos os tipos e comprar um notebook com placa integrada acima a um preço alto pra jogar apenas leves é uma grande burrada, por incrível que pareça ja vi muitos usuários arrependidos ao saber disto.







SUPER BURRADA: COMPRAR NOTEBOOK COM PLACA DEDICADA FRACA
É um bordão popular em fóruns e grupos de redes sociais de que o usuário deve sempre escolher um notebook com placa de vídeo dedicada pois são sempre melhores que notebooks com placa de vídeo compartilhada, o que é um engano !!! nem toda placa de vídeo dedicada é boa e muitas delas tem desempenho igual a uma placa compartilhada ou até são piores !! como por exemplo a Nvidia 910M e a R5 M230 que ja escrevi aqui no blog, não basta ser dedicada, tem que ser um modelo bom.








SUPER HIPER BURRADA: COMPRAR NOTEBOOK SEM SAÍDA DE AR LATERAL
Notebooks são aparelhos que aquecem sob uso intenso assim como pcs, no entanto os modelos de notebooks que tem uma saída de ar lateral podem ter esta questão facilmente resolvida encaixando um cooler exaustor nesta saída, existem alguns notebooks sem esta saída que não superaquecem como alguns modelos da Asus que são amplamente elogiados e que por isto abro exceção para estes, no entanto fora estes eu não recomendaria um notebook sem esta saída de ar lateral para jogar, isto porquê se ele superaquecer você não poderá contar com o cooler exaustor.







SUPER HIPER MEGA ULTRA BURRADA: COMPRAR NOTE COMUM A PREÇO DE NOTE GAMER
Outra divisa de preço que dividem dois tipos de aparelhos completamente diferentes é a faixa de 4 mil reais, um que é o tipo de notebook convencional: com processadores i7 Dual Core da série U, memória DDR3-DDR4, placas de vídeo da série GT MX e algum extra que costuma encarece-lo como um SSD ou uma tela Full HD, no entanto, mesmo sendo um aparelho granfino e caro, seu desempenho ainda é do nível convencional, o outro tipo é o notebook gamer, com processador Quad Core da série HQ, memórias DDR3-DDR4 e placas de vídeo do tipo GTX M e que também costumam ter extras como SSD e Full HD porém o notebook gamer tem um desempenho gráfico muuuuuito superior e uma refrigeração muito mais adequada, portanto comprar um notebook comum na mesma faixa de preço que notebooks gamers seria o mesmo que comprar um fusca que custa o mesmo preço de uma ferrari.









11 comentários:

  1. tenho uma pergunta,vale a pena comprar notebook usado? (desde que esteja em boas condições de uso) (la pra faixa dos 1000-2000 reais com placa de video r7,820m,840m,920m,940m)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tiver em boas condições vale sim, mas tenha em mente que a bateria ja vai estar um pouco surrada.

      Excluir
    2. bateria não é dificil,só não deixar acabar facil ou trocar por outra

      Excluir
  2. OLÁ marco gostaria saber como diminuir a memoria do sistema compartilhada meu note é de 8gb e ficou com 5,80 vc sabe como resolver, 5,80 pra mim ñ é nd...
    meu note e5-574g-574l :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa cara tem algo errado ai, o meu tem a mesma config, i5 6200U, 8Gb, windows 10 e ficou 7,87, deve ser algum problema na versão do seu sistema operacional ou nas atualizações do windows, experimenta restaurar para as configurações de fabrica.

      Excluir
  3. Olá Marcos, infelizmente só conheci o seu blog só agora depois que comprei meu Notebook :P comprei um Asus Z450UA-WX009T
    i5 7200U 8GB 1TB e a placa Intel Graphics HD 620
    Foi uma boa escolha? A minha maior preocupação é em rodar GTA, mesmo que seja no lote. Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. Mano, conheci seu blog ontem, e to pensando em comprar este (http://www.americanas.com.br/produto/124765064/notebook-asus-x555lf-bra-xx189t-intel-core-i5-8gb-2gb-de-memoria-dedicada-1tb-led-15-6-windows-10-preto?opn=YSMESP&loja=02&epar=&WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_inf_notebooks_todas_geral_gmv&gclid=CjwKEAjwr_rIBRDJzq-Z-LC_2HgSJADoL57HFZrHVTb4jXsfqHgFpD3BLvK-0abrZE2LgSVHldtEBhoCrTTw_wcB)

    Tem algum melhor q ele? Com o preço igual ou menor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o note mencionado no banner na lateral direita >>>>>>>>>>>>>>
      ´´O note mais recomendado pelo blog´´

      Excluir
  5. Nossa, fiquei aflito agora. Comprei o Dell 7560, com i5 7200U, sem SSD (vou comprar separado um M2), 8gbRAM e a 940MX por 3100. Ainda estou esperando chegar. Comprei esse especificamente, em vez do Acer, pelo design, mas claro que fui nele também pela placa/configurações... devolvo e pego um outro? :X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc for usar pra estudar e trabalhar pode continuar com o Dell, mas se for pensando principalmente em jogos acho que a falta de saida de ar acessível pode causar superaquecimento, nesse ponto o acer seria melhor pois tem saida de ar que aceita o cooler exaustor. mas é apenas uma questão de que tipo de uso vc vai fazer.

      Excluir

---------------- O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMENTAR !!!--------------

- SEJA EDUCADO

- POR FAVOR NÃO POSTE LINKS, CITE O NOME DOS MODELOS AO INVES DISTO

- COMPROU NOTE COM DEFEITO ? SOLICITE A GARANTIA.

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES.

- NÃO ENTENDO NADA DE PC, SOMENTE NOTEBOOK.

Obrigado pela visita.

RECEBA AS NOVIDADES DO BLOG NO SEU EMAIL

CURTA PARA RECEBER OFERTAS RARÍSSIMAS E JOGOS GRÁTIS